A Paciente Silenciosa vai virar filme? Autor do livro revela novidades

Sucesso no TikTok, Alex Michaelides conversou com o Metrópoles sobre o sucesso de A Paciente Silenciosa na web e o amor pelo Brasil

Dentre as tantas tendências do BookTok, um tipo de “clube literário” para indicação de livros no TikTok, os thrillers que prendem o leitor do início ao fim, prometem tensão e têm reviravoltas surpreendentes sempre estão em foco. Um nome nunca fica de fora: o autor Alex Michaelides conquistou seu espaço nas redes sociais com A Paciente Silenciosa, lançado em maio de 2019 pela editora Record, um dos mais poderosos suspenses virais do aplicativo de vídeos curtos.

A trama acompanha Alicia Berenson, pintora famosa casada com o fotógrafo bem-sucedido Gabriel. A mulher tinha 33 anos e uma vida aparentemente perfeita quando deu cinco tiros no rosto do marido, e nunca mais disse uma palavra. Levada para um hospital psiquiátrico, ela é cuidada pelo psicoterapeuta forense Theo Faber. Ele tem certeza de que é a pessoa certa para lidar com o caso.

No entanto, sua determinação para fazê-la falar e desvendar o mistério de por que ela atirou no marido o arrasta para um caminho tortuoso que sugere que as raízes do silêncio de Alicia são muito mais profundas do que ele jamais poderia imaginar. Porém, se ela falar, ele será capaz de ouvir a verdade?

O sucesso em torno do suspense de A Paciente Silenciosa foi tanto que Michaelides tornou-se um verdadeiro ícone “virtual”, com mais de 1 mil citações no TikTok em torno de sua história, causando efeito ainda em suas outras duas histórias: As Musas e A Fúria, sendo o último lançado em fevereiro deste ano, também pelo Grupo Record.

Em A Fúria, Michaelidis apresenta Lana Farrar, uma encantadora ex-estrela de cinema que decidiu viver reclusa. Para fugir do cinzento clima de Londres, a atriz convida os amigos para passar a Páscoa em sua ilha particular na Grécia. Com dois amigos, o marido, o filho e seus empregados, Lana parte para o lugar paradisíaco. O que ninguém poderia imaginar é que, na segunda noite, um dos viajantes estaria morto.

Capa do livro A Fúria - Metrópoles

O livro A Fúria, escrito pelo autor Alex Michaelides, foi lançado pela editora Record e conta com 337 páginas. A obra pode ser comprada por R$ 49,92 em formato físico.

Em conversa com o Metrópoles, Michaelides falou sobre o sucesso de seus livros, a possibilidade de um filme de A Paciente Silenciosa — que teve seus direitos comprados para virar uma produção audiovisual — e a relação com os fãs brasileiros.

“Acho que qualquer coisa que incentive as pessoas a ler é maravilhosa. Estou emocionado com o sucesso dos meus livros através do TikTok e muito feliz que os leitores brasileiros gostem deles. Não estou no TikTok porque sou muito velho! Mas meus editores me mostraram alguns dos vídeos, e acho que o entusiasmo e a alegria expressos neles são brilhantes. E considerando que a mídia social é problemática de outras maneiras, o fato de algo tão positivo estar por aí é muito emocionante”, contou ele.

Veja o bate-papo completo:

Metrópoles: Você lançou A Paciente Silenciosa em 2019 e, mesmo tendo sido um sucesso de vendas, agora ganhou proporções inimagináveis ​​aqui no Brasil após se tornar viral no TikTok. O mesmo aconteceu com tantos outros escritores, que viram suas obras explodirem em vendas por conta da rede social. Como você encara seu trabalho se tornando viral nas redes sociais?

Alex Michaelides: Acho que qualquer coisa que incentive as pessoas a ler é maravilhosa. Estou emocionado com o sucesso dos meus livros através do TikTok e muito feliz que os leitores brasileiros gostem deles. Não estou no TikTok porque sou muito velho! Mas meus editores me mostraram alguns dos vídeos, e acho que o entusiasmo e a alegria expressos neles são brilhantes. E considerando que a mídia social é problemática de outras maneiras, o fato de algo tão positivo estar por aí é muito emocionante.

M: a Paciente Silenciosa é um livro excelente, realmente te deixa sem sono, com vontade de não parar de ler, fiquei obcecada. E seus livros costumam seguir essa ideia de assassinato, os bastidores de uma morte. De onde vêm as ideias para essas histórias?

AM: Penso em escrever um mistério como uma colisão de várias ideias, não apenas de uma. Para A Paciente Silenciosa e para meu novo romance, A Fúria, há temas e preocupações que me acompanham há muitos anos. Em A Paciente Silenciosa foi o mito de Alcestis, uma mulher que não fala, que me perseguiu durante anos. E aí, quando eu trabalhava numa unidade psiquiátrica, de repente tive a ideia de atualizar a história e colocá-la ali. E em A Fúria, há muito tempo eu queria escrever sobre as ilhas gregas, bem como sobre minhas experiências de trabalho em Hollywood e a questão dos traumas de infância.

Então às vezes há uma reunião dessas diversas ideias dentro da minha mente, e então nasce um romance. O que adoro na ficção policial é que, desde que você tenha os três pilares: crime, investigação e assassinato, há muitas coisas que você pode atribuir a eles. Você pode adicionar seus pensamentos sobre mitologia, psicologia, Deus, amor, o que quiser. Se eu tiver essa estrutura, sinto que posso escrever sobre muitas coisas.

M: Alex, se não me engano, A Paciente Silenciosa não virou filme, mas os direitos foram adquiridos. Esse planejamento ainda existe?

AM: Os filmes demoram muito para serem feitos. Enquanto não se fez [o filme de] A Paciente Silenciosa, escrevi mais dois romances! Mas mesmo que seja um processo muito lento, acredito que haverá algumas notícias emocionantes sobre A Paciente Silenciosa este ano, pelas quais estou ansioso. Mas, para ser sincero, minha preocupação hoje em dia são os livros. Estou muito mais feliz escrevendo romances. Então eu realmente não penso muito nos filmes.

M: No momento em que o BookTok é responsável por definir o que faz sucesso no mundo editorial, como você se vê como escritor? Você se preocupa em escrever livros que possam se tornar virais?

AM: Na verdade, só escrevo para mim. Quando eu era estudante de cinema em Los Angeles, meu professor costumava dizer que escrever é um paradoxo. Que quanto mais você tenta agradar o mundo inteiro, menos alguém se interessa, mas quando você começa a escrever para si mesmo, e escreve sobre algo específico e pessoal para você, de repente as pessoas se sentam e ouvem. Não sei bem como isso funciona, mas sempre penso nisso e sempre que sou dominado por opiniões externas, apenas tento voltar a mim mesmo na mesa da cozinha, escrevendo para meu próprio interesse. E as pessoas parecem gostar!

M: E quais são os próximos passos após o lançamento de A Fúria, Alex? Eu, como fã, e representando vários leitores, peço um thriller desses que se passa aqui no Brasil (risos).

AM: Eu adoraria ambientar um livro no Brasil! Mas preciso visitar o país primeiro. Eu adoraria fazer uma viagem ao Brasil, e talvez possamos combinar isso algum dia. Gostaria de conhecer leitores brasileiros e explorar seu lindo país. Estou em turnê desde janeiro. E conhecer leitores de todo o mundo me trouxe muito prazer. Quando a turnê terminar, quero tirar alguns meses para me reagrupar, recarregar as energias e então começar a escrever meu próximo romance. Escrever realmente é o que me traz maior alegria.

 

Fonte: Juliana Barbosa/Metrópoles

Comentários