The Chosen e mais: produções religiosas furam bolha e gênero vira hit

Os novos episódios de The Chosen e Nosso Lar 2 são os mais recentes sucessos de bilheteria dos cinemas brasileiros; streaming também é opção

Produções religiosas sempre tiveram seu público cativo. Mas os recentes lançamentos conseguiram furar essa bolha e conquistar números impressionantes, seja com bilheteria nos cinemas ou views nas plataformas de streaming.

Os episódios 1 e 2 da quarta temporada de The Chosen, que retrata a vida do Cristo a partir da perspectiva de seus discípulos, são prova disso. Na semana de estreia nas telonas, a série teve arrecadção “milagrosa” no Brasil, o que resultou em algo inédito: pela primeira vez, todos os capítulos de uma obra criada para o streaming serão exibidos antes nos cinemas.

The Chosen, sem dúvidas, é um dos principais casos de sucesso dentro da seara gospel. Criada, dirigida e co-escrita por Dallas Jenkins, a série começou como um curta feito para o culto anual de Natal de uma igreja protestante dos EUA, foi traduzida para mais de 50 idiomas e ultrapassou a marca de 700 milhões de acessos em 175 países.

Testamento: A História de Moisés, disponível na Netflix, também deu o que falar entre os cinéfilos. O docudrama desbancou o sucesso de O Problema dos 3 Corpos e ficou no Top 1 da plataforma em 58 países. A trama narra o Êxodo do povo judeu que vivia escravizado no Egito, com ênfase no seu libertador, o príncipe do Egito.

Em janeiro deste ano, Nosso Lar 2: O Mensageiro teve a melhor estreia nacional desde Minha Mãe é Uma Peça. O filme de Wagner de Assis levou mais de 500 mil espectadores aos cinemas só na semana de lançamento, segundo dados do Comscore. A boa performance repetiu o sucesso do primeiro longa, e evidenciou a força do espiritismo no audiovisual.

Próximas estreias religiosas no cinema e no streaming

O premiado cineasta Martin Scorsese vai assumir o comando de uma série documental sobre santos cristãos, prevista para estrear em novembro deste ano. A informação é do colunista Amaury Jr.

A iniciativa da produção é da Fox Nation que, segundo o colunista, vem tentando se tornar uma espécie de Netflix para públicos conservadores. Ao todo, oito santos terão suas histórias dramatizadas, incluindo Joana d’Arc e São João Batista.

Martin Scorsese conquistou dois prêmios no New York Film Critics Awards e um Globo de Ouro com Assassino da Lua das Flores e agora já sabe qual será seu próximo passo profissional. Antes mesmo das indicações ao Oscar, o diretor se prepara para fazer um filme sobre Jesus.

A produção será inspirada no livro A Vida de Jesus (A Life of Jesus, no original), de Shūsaku Endō, e vai falar sobre os ensinamentos do profeta cristão. A informação foi confirmada pelo diretor ao LA Times.

“Respondi ao apelo do Papa [Francisco] aos artistas da única maneira que conheço: imaginando e escrevendo um roteiro para um filme sobre Jesus”, afirmou Scorsese.

Diferente dos tradicionais filmes bíblicos, o longa será ambientado principalmente nos dias atuais e deve ter cerca de 80 minutos. O roteiro foi finalizado em parceria com Kent Jones e tem o objetivo de tornar a produção atemporal.

Vale lembrar que Martin Scorsese dirigiu A Última Tentação de Cristo, de 1988, onde também atuou como Isaiah. No longa, Jesus passa um período no deserto até se reconhecer como filho de Deus, é crucificado e tentado a imaginar como seria a vida dele como uma pessoa comum.

 

Fonte: Raquel Martins Ribeiro/Metrópoles

Comentários