Athletico vence o Operário e está na final do Campeonato Paranaense

Furacão terá pela frente o Maringá, na grande final, em partidas que serão realizadas nos dois próximos sábados

O Athletico Paranaense está na final do Campeonato Paranaense 2024. A vaga foi garantida nessa quarta-feira (dia 27) à noite, com a vitória por 1 a 0 sobre o Operário, na Ligga Arena, pela partida de volta da semifinal. No jogo de ida, em Ponta Grossa, o Furacão venceu por 2 a 1 e só precisava de um empate nessa quarta-feira para se classificar. O Fantasma tinha que ganhar por um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis. Ou por dois gols para ficar com a vaga diretamente.

Agora, na final, o Athletico pega o Maringá na grande decisão. O primeiro jogo da final será sábado (dia 30) às 17 horas, em Maringá. A partida de volta está marcada para 6 de abril (sábado) às 17 horas, na Arena da Baixada.

Centenário
Na partida, o Athletico estreou a nova camisa, lançada na última segunda-feira, em homenagem ao aniversário de 100 anos do clube. E o primeiro gol do centenário foi do meia argentino Bruno Zapelli.

Invencibilidade na Arena

A última derrota do Athletico como mandante para uma equipe do Interior no Campeonato Paranaense foi em 27 de fevereiro de 2022 – 2 a 1 para o Operário. Pelo Campeonato Paranaense, a última derrota em casa foi em 23 de março de 2022 – 2 a 1 para o Coritiba, pela semifinal. Em 2023, o time foi campeão invicto e somou 7 vitórias e 2 empates em casa. Em 2024, já são 6 vitórias e 2 empates no estádio rubro-negro. No geral, contra todos os adversários e todas as competições, o Athletico não perde na Arena da Baixada desde julho de 2023, quando levou 2 a 0 do Flamengo, pelas quartas de final Copa do Brasil. Desde então, foram 12 vitórias e 9 empates no local.

Escalação

Os desfalques no Athletico eram o goleiro Bento e o ponta Canobbio, que disputaram na terça-feira amistosos com suas seleções (Brasil e Uruguai). Revelação da base, Léo Linck, 23 anos, entrou no gol para fazer sua 12ª partida como profissional. A vaga na ponta ficou com Julimar.

Esquema tático
O técnico Cuca usou o esquema tático 4-2-3-1, com Fernandinho e Erick como volantes. A linha de três tinha Julimar (esquerda), Christian (direita) e Zapelli (centro). Mastriani era o centroavante.O Operário usou o mesmo 4-2-3-1.

Operário

O técnico Rafael Guanaes, campeão paranense com o Furacão em 2019, contava com a volta do meia Cássio Gabriel, mas não tinha o volante Jacy, suspenso por cartões amarelos.

Primeiro tempo

O Athletico não conseguiu jogar no primeiro tempo. Sofreu forte marcação desde a saída de bola e não encontrou espaços. Os jogadores até mostraram garra e lutaram pela posse, mas o Operário foi superior em todos os aspectos do jogo. O time da capital só conseguiu levar algum perigo em um lance (um lateral cobrado direto para a área), enquanto o Fantasma chegou com perigo sete vezes. A chance mais clara foi aos 11 minutos, quando Julimar recuou mal e colocou Filipe Claudino na cara do gol, mas Léo Linck saiu bem, por baixo, e evitou o gol da equipe do Interior. Mesmo mal em campo, o Furacão abriu o placar. Aos 42, Mastriani ganhou a disputa com Pacheco e rolou para Zapelli chutar no canto: 1 a 0.

Segundo tempo

Na volta do intervalo, o Athletico corrigiu a marcação e anulou as principais jogadas do adversário. O Operário seguiu marcando forte, mas com as linhas mais recuadas. O jogo ficou truncado, quase sem jogadas ofensivas. Aos 23, as primeiras substituições no Furacão, com as entradas do lateral Madson, do volante Alex Santana e do centroavante Pablo. Aos 29, foi a vez do ponta Cuello entrar na partida. Aos 41, saiu Esquivel e entrou o lateral-esquerdo Fernando, recuperado de lesão que o afastou dos jogos por dez meses. O jogo ficou amarrado quase até o fim. Nos minutos finais, o Operário apresentou desgaste físico e o Athletico teve duas chances para ampliar – uma com Thiago Heleno e outra com Pablo.

ATHLETICO 1×0 OPERÁRIO

Athletico: Léo Linck; Leo Godoy (Madson), Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel (Fernando); Fernandinho e Erick; Christian, Zapelli (Alex Santana) e Julimar (Cuello); Mastriani (Pablo). Técnico: Cuca

Operário: Rafael Santos; Pacheco (Erik Bessa), Alemão, Willian Machado e Pará; Índio e Vinícius Diniz (Neto Paraíba); Filipe Claudino (Maxwell), Cássio Gabriel (Guilherme Pira) e Felipe Augusto; Ronaldo. Técnico: Rafael Guanaes

Gol: Zapelli (42-1º)
Cartões amarelos: Pacheco, Alemão, Rafael Santos (O). Zapelli, Julimar, Alex Santana (A)
Árbitro: Paulo Roberto Alves Jr
Público: 35.298
Local: Ligga Arena, em Curitiba

 

 

Reportagem: Silvio Rauth Filho / Bem Paraná

Foto: Valquir Aureliano

Comentários