Coritiba empata com o Maringá, é eliminado do Campeonato Paranaense e ouve vaias

Adversário sairá da partida entre Athlético e Operário que se enfrentam na próxima quarta-feira (27)

O Coritiba está fora do Campeonato Paranaense 2024. A eliminação ocorreu nesse domingo (dia 24) à noite, com o empate em 0 a 0 com o Maringá, no Couto Pereira, na partida de volta da semifinal. No jogo de ida, em Maringá, o time da capital perdeu por 2 a 0 e precisava ganhar por três gols de diferença para avançar. Se vencesse por dois gols, a decisão seria nos pênaltis. Agora, na decisão, o time do Interior vai enfrentar o ganhador do duelo entre Athletico e Operário.

Após o apito final, torcedores vaiaram o time do Coritiba e protestaram. Essa foi a segunda eliminação em 2024 – em fevereiro, o time caiu na Copa do Brasil ao perder para o Águia de Marabá.

Desempenho
Em relação ao desempenho, o Coritiba teve o controle do jogo e atacou com frequência, mas foi pouco preciso nos momentos decisivos e também insistiu demais nas mesmas jogadas (bolas altas para a área). Na parte defensiva, o Maringá repetiu o que vem demonstrando desde 2022, com muita organização tática e qualidade nos duelos individuais. Na parte ofensiva, o time do Interior não fez um bom jogo e pouco atacou.

Tabu
Nunca na história o Coritiba conseguiu reverter uma derrota de dois (ou mais) gols em um duelo de mata-mata. A eliminação desse domingo aumenta o tabu.

Público
O maior público do Coritiba no Couto Pereira em 2024 foi no Atletiba, com 22.439 pagantes. Nesse domingo, foram 22.245 pagantes.

Invicto como mandante
O Coritiba não perdeu em casa em 2024, agora com 5 vitórias e 3 empates em 8 jogos no Couto Pereira.

Invencibilidade de três anos
O Coritiba não perde como mandante no Campeonato Paranaense há três anos. A última derrota em casa na competição estadual foi em maio de 2021, com o 3 a 2 para o FC Cascavel. Depois daquele duelo, mais 13 vitórias e 10 empates como mandante no Paranaense.

Desfalques
O técnico Guto Ferreira contou no Coritiba com as voltas do volante Vini Paulista, do centroavante Brandão e do zagueiro Bruno Melo, todos recuperados. As baixas eram o zagueiro Thalisson Gabriel, os volantes Sebá Gómez e Fransérgio, o volante/meia Geovane Meurer e o centroavante Éberth, todos em recuperação. No Maringá, o técnico Jorge Castilho não tinha desfalques.

Escalações
Guto Ferreira fez três alterações em relação ao jogo de ida, com as saídas de Benevenuto, Jamerson e Sebá Gomez. Os dois primeiros começaram no banco. E o colombiano está lesionado. Entraram nessas três vagas: Bruno Melo, Rodrigo Gelado e Vini Paulista. Ele manteve o esquema tático 4-2-3-1, com Frizzo (esquerda), Figueiredo (centro) e Robson (direita) na linha de três. Já o Maringá repetiu a escalação e veio no 5-3-2.

Primeiro tempo
O Maringá ficou recuado e marcou forte no início. O Coritiba sofreu nos primeiros 30 minutos, mas começou a encontrar espaços depois disso. As três melhores chances do Coxa foram em cruzamentos da dupla Natanael e Frizzo — e finalizações de cabeça de Mauricio Antonio e Leandro Damião. O time do Interior só conseguiu atacar aos 48, quando Morelli ficou livre na área e Morisco salvou.

Ambulância
Pouco antes do intervalo, Arilson foi substituído pelo volante/meia Matheus Bianqui. Arilson sofreu um corte na cabeça aos 8 do 1º tempo, fez um curativo e continuou jogando. No intervalo, foi levado de ambulância para um hospital.

Segundo tempo
O Maringá voltou melhor do intervalo e conseguiu anular as principais jogadas do Coxa. Aos 14, entraram o meia-atacate Lucas Ronier e o centroavante Brandão nos lugares de Gelado e Frizzo. O mandante começou a encontrar espaços e atacar com certa frequência – mas pouca precisão. Aos 27, entraram o ponta David da Hora e o volante Andrey. Saíram Natanael e Vini Paulista. Com isso, o time passou a usar pontas nas laterais e partiu com tudo para o ataque. O Maringá perdeu um jogador aos 36, quando Vilar levou o segundo amarelo no jogo e acabou expulso. Mesmo assim, o time do Interior seguiu levando a melhor nos duelos e anulando as principais jogadas do adversário.

 

 

Reportagem: Sílvio Rauth Filho / Bem Paraná

Foto: Valquir Aureliano

Comentários