Com emoção, São Paulo vence e vai às quartas de final do Paulista

São Paulo estava no empate com Ituano e fora do mata-mata, mas Lucas Moura marcou pênalti nos acréscimos e garantiu a classificação

O São Paulo não fica de fora do mata-mata do Campeonato Paulista desde 2001. E não será este ano que vai mudar a escrita recente. Mas foi com muita emoção que o Tricolor garantiu neste domingo (10/3) o avanço para as quartas de final do torneio. Só a vitória interessava, mas o fim do tempo regulamentar a equipe estava empatando o Ituano. O gol salvador saiu de pênalti, nos acréscimos. Lucas Moura foi o herói da classificação.

A nota preocupante do jogo ficou por conta de Jonathan Calleri. O centroavante fez seu retorno após perder o clássico contra o Palmeiras. Mas, pouco antes do gol de Luciano, ainda no primeiro tempo, ele tomou uma pancada na coxa direita e precisou ser substituído por Juan. Após o intervalo, Calleri voltou para o banco de chinelos.

O jogo

O jogo teve ritmo intenso. Ambas equipes lutavam pela classificação. Mas o São Paulo deixou a desejar. O técnico Thiago Carpini inovou no sistema tático e retomou o esquema com dois zagueiros e maior concentração ofensiva ao escalar Calleri, Lucas Moura, Luciano e Ferreirinha. O primeiro tempo começou truncado por causa do campo encharcado, passes simples e boas jogadas eram interrompidas pelas poças d’água.

Em cobrança de escanteio, Calleri desviou para a área. Ferreirinha foi mais rápido que a zaga do Ituano e cabeceou para o fundo do gol, aos 19 minutos. O Ituano não demorou a reagir. E conseguiu igualar também de cabeça, com Zé Carlos, aos 27. Ainda na primeira etapa, e pressionado por resultados de outros jogos, o São Paulo voltou à dianteira. com Luciano.

O segundo tempo começou mais lento, mas igualmente tenso. Calleri foi substituído e Carpini falhou em deixar o São Paulo mais ofensivo. Foi recuado, nos minutos finais que o São Paulo quase viu o pesadelo se realizar. Levou o gol de empate aos 44 minutos, com Zé carlos aproveitando uma bobeada da defesa.

Foi nos acréscimos que o alívio veio, com ajuda do VAR. Juan sofreu pênalti e o árbitro Raphael Claus foi convocado para revisão. Lucas Moura converteu e garantiu o São Paulo na próxima fase.

 

 

 

Reportagem: Stephanie Alves / Portal Metrópoles

Foto: Flickr / São Paulo FC

Comentários