Ferrari: Gabriel Leone mostra a força de brasileiros em Hollywood

Gabriel Leone é mais um nome da safra de atores, atrizes e diretores brasileiros que se destacam em produções hollywoodianas

Quando Ferrari, longa-metragem de Michael Mann que levou mais de 20 anos para ficar pronto, foi anunciado, um nome chamou a atenção do público brasileiro. Não se trata de Adam Driver ou de Penélope Cruz, mas sim de Gabriel Leone – ator de 30 anos com passagens por novelas, filmes e séries nacionais. A chegada do jovem a Hollywood é mais um capítulo de uma “invasão” brasileira no cinema norte-americano, com nomes de prestígio como Wagner Moura, Seu Jorge, Bruna Marquezine e tantos outros da nova geração.

A tradição, no entanto, é mais antiga. De Carmem Miranda a Sônia Braga, e o inesquecível O Beijo da Mulher-Aranha, atores brasileiros têm conseguido destaque em uma das principais indústrias audiovisuais do mundo. Recentemente, Bruna Marquezine viveu a protagonista Jenny, no blockbuster Besouro Azul e Wagner Moura está escalado para o thriller Guerra Civil, que estreia em abril.

Atualmente, o nome da vez é Gabriel Leone, que interpreta o piloto espanhol Alfonso de Portago, em Ferrari. Em entrevista à CNN, Leone confessou o sonho de fazer um trabalho internacional e que contou com a ajuda do produtor Rodrigo Teixeira. Foi o amigo quem passou o contato para o agente de Anne Hathaway e que, por sua vez, o recomendou para Michael Mann, diretor de Ferrari.

“Ele enviou minha foto e nome para o Michael [Mann] e ele solicitou um tape meu. Chegou a audição de duas cenas para mim, que inclusive fiz no filme. Eu fui o último a ser escalado. Eu fiz as cenas e dois dias depois eu já tive a aprovação. Uma semana depois, eu fiz uma ligação em vídeo com o Michael e ele já estava na Itália. Um mês depois, eu já estava na Itália”, disse.

Nos próximos meses, além de Wagner Moura, Sônia Braga voltou ao estrelato. Ela vai estrelar o terror A Primeira Profecia, que chega ao Brasil em abril. Outro nome sempre presente nas telas hollywoodianas é Seu Jorge, que estreou nas telonas gringas em 2004, em This Is An Adventure, e atuou ao lado de grandes nomes, como Willem Dafoe, Cate Blanchett, Wes Anderson, entre muitos outros. Sua última participação internacional foi em Asteroid City (2023), de Wes Anderson.

Mais brasileiros em Hollywood

Recentemente, em entrevista ao Metrópoles, Rodrigo Santoro falou sobre sua relação com as produções internacionais. Depois de estrelar 300, As Panteras e Power, o ator confessa que, atualmente, tem mirado no Brasil, onde protagonizou recentemente Os 7 Prisioneiros e Bom Dia, Verônica.

Maria Fernanda Cândido fez parte dos elencos de O Traidor e Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore, Morena Baccarin esteve em Deadpool e Homeland. Camila Mendes, estrela de Riverdale, nasceu nos Estados Unidos, em Charlottesville, mas é filha de pais brasileiros: uma gaúcha e um brasiliense. Isso sem falar de Henry Zaga, que esteve até na franquia de filmes de super-herói.

José Wilker, falecido em 2014, esteve ao lado de Sean Connery e Lorraine Bracco, em O Curandeiro da Selva, longa filmado na Floresta Amazônica, e Débora Nascimento, assim como Marquezine, esteve em um filme de heróis, O Incrível Hulk (2008).

Atrás das câmeras, brasilerios também têm marcado presença em Hollywood. Carlos Saldanha, por exemplo, concorreu ao Oscar de Melhor Animação com Touro Ferdinando, que rodou o mundo e foi sucesso nos cinemas. O Brasil ainda com outros nomes na função, como Afonso Poyart, Bruno Barreto, Fernando Coimbra, Fernando Meirelles, Heitor Dhalia, José Padilha e Walter Salles.

 

Fonte: Gabriel Lima/Metrópoles

Comentários