Comitê da dengue do Paraná convoca população para participar do Dia D neste sábado

Este sábado será marcado pela mobilização nacional contra a dengue

Com o objetivo de fortalecer o combate à dengue e reduzir os casos da doença e o número de óbitos, a Secretaria de Estado da Saúde promoveu nesta quarta-feira (28), em Curitiba, a terceira reunião do Comitê Gestor Intersetorial para o Controle da Dengue. Ele foi criado em 2019 com o objetivo de implementar ações de mobilização para a intensificação do combate à doença. É composto por 13 secretarias, autarquias e órgãos do Governo do Estado.

No encontro, foram discutidas ações de mobilização e vigilância permanente com a participação de representantes das instituições que compõem o grupo. Uma dessas ações contra o Aedes aegypti é o Dia D da Dengue, que vai ser realizado neste sábado (2). A ação de mobilização segue a orientação federal, anunciada pelo Ministério da Saúde.

O grupo analisou o panorama da situação epidemiológica da dengue no Brasil e Paraná e a atualização das ações desenvolvidas pelas secretarias, órgãos do Estado, representantes do Serviço Social do Comércio (Sesc/PR) e autoridades. O Paraná é um dos estados com o maior número de casos confirmados, juntamente com Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal.

“Precisamos desse alinhamento de ações com os vários órgãos de Estado. Estamos atuando em várias frentes com o apoio e trabalho integrado de várias áreas. Estamos trabalhando não somente na situação epidemiológica como também monitorando a assistência médica em todo o Estado”, afirmou o diretor-geral da Sesa, Cesar Neves.

De acordo com o boletim semanal da dengue, divulgado pela Sesa nesta terça-feira (27), mais sete mortes pela doença foram registradas no Paraná, totalizando 23 neste período epidemiológico, que iniciou em 30 de julho e deve seguir até agosto deste ano.

DEFESA CIVIL – O coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Fernando Schunig, explicou que foi realizada umaa força-tarefa nas últimas semanas com São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, com 371 municípios envolvidos em ações conjuntas, como mutirões de limpeza, eliminação de criadouros, utilização do fumacê, conscientização em escolas, aplicação de larvicidas, orientação à população, dentre outras ações. No Paraná, 38 municípios participaram desta iniciativa entre os estados. Também foi feito treinamento de agentes, com mais de 800 participantes.

“Queremos unir forças para um trabalho integrado. Temos 17 municípios em situação de emergência no Estado, por isso a importância desse trabalho”, ressaltou o tenente-coronel.

MOBILIZAÇÃO NACIONAL – O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, participou em Brasília nesta quarta-feira, da assembleia do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para também debater as estratégias de enfrentamento à dengue. “O cenário da dengue é muito preocupante no País. Por isso, é importante essa junção de esforços das três esferas de gestão da Saúde. Nosso enfrentamento é todo dia. E essa mobilização nacional vai ser fundamental”, disse.

A reunião contou ainda com a participação dos representantes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e da ministra da Saúde, Nísia Trindade. Segundo o governo federal, 17 unidades da federação estão com incidência de dengue 1 em níveis acima do esperado histórico. Dessas, 15 estão com tendência crescente e espera-se que essa tendência persista pelo menos até o final de março, em boa parte do País. 

 

Fonte: AEN

Comentários