Feira de tecnologia fomenta empreendedorismo na região

Estimativa é de cinco mil pessoas até sexta; objetivo é aproximar mercado do setor estudantil como formador de mão de obra

Serão mais de 300 horas de atividades, 20 palestrantes e 50 expositores CRÉDITO: Lucas Aleixo

Inovação, tecnologia e empreendedorismo. Estes são os focos de atuação da Geniuscon 2019, maior feira de tecnologia do Norte Pioneiro e que teve início nesta quarta-feira (9), no Centro de Eventos de Jacarezinho. O objetivo é aproximar o mercado do setor estudantil enquanto formador de mão de obra. De acordo com os organizadores, são esperados cinco mil pessoas nos três dias de evento.

Em números, serão mais de 300 horas de atividades, 20 palestrantes e 50 expositores, que vão proporcionar oficinas, exposições de start ups, competição de robótica e muitas outras ações em uma programação rica e abrangente para quem já está no mercado ou para quem pretende começar um negócio.

“A intenção é gerar oportunidades de negócios, fomentar a cultura da inovação e fazer a economia girar. Vamos ter a participação de alunos do ensino médio, de cursos técnicos e de faculdades para ter a interação deles com empresários, com novas perspectivas, com o mercado em geral. Aproximar essas partes para buscar o desenvolvimento”, detalha Kleyton Smentkoski, presidente do Sistema Regional de Inovação (SRI), entidade organizadora do evento.

“A Geniuscon, desde a sua concepção, pretende potencializar a inovação local e gerar oportunidades para que os jovens empreendam na região, gerando dinamismos e reflexos na economia”, complementa.

A expectativa da organização é que cinco mil pessoas participem das atividades.

A programação teve início nesta quarta-feira, 09, às 20h, com a palestra ‘Empreendedorismo na educação básica e universitária’. No segundo dia começam as oficinas, dinâmicas e a discussões sobre os impactos gerados pelos ecossistemas de inovação nos negócios e carreiras tradicionais.

“O resultado esperado com todas estas ações é que os municípios, empresários e lideranças reconheçam que a inovação é uma excelente oportunidade parta o desenvolvimento”, assinala Odemir Capello, do Sebrae, entidade parceira do evento.

FEIRA

A GeniusCon.2019 é uma realização do SRI em parceria com o Sebrae/PR, IFPR de Jacarezinho, Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Associação Comercial e Empresarial de Jacarezinho (Acija), Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Norte do Paraná (Cacenorpi), Tecpar, Fiep/Sesi/Senai, Fecomércio PR, Senac e Sesc.

O evento conta com o apoio das prefeituras municipais e associações comerciais de Andirá, Cambará, Santo Antônio da Platina, Bandeirantes e Jacarezinho, Comitês Gestores da Lei Geral das MPEs, NRE, AEANP, Crea-PR, CRC-PR, CRA-PR, IAP, Celepar, Startup PR e RedFoot.