Equipe Canil apreende mais de 200 kg de drogas no Norte do Paraná

Em atividade há 30 dias e sediada em Jacarezinho, equipe tem se destacado nas operações com cães farejadores

Fiscalização na noite de segunda-feira resultou na apreensão de 20 quilos de maconha - Divulgação PRE

Com apenas 30 dias de atividade, a equipe Canil da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia Rodoviária apresenta números expressivos. No período foram mais de 200 quilos de entorpecentes apreendidos e sete pessoas presas, além de uma adolescente apreendida. Os números são referentes a abordagens em rodovias estaduais do Norte do Paraná. A sede da equipe, porém, está em Jacarezinho.

Com cães altamente treinados, a procura e identificação de drogas e armas escondidas em veículos acaba ficando mais fácil, resultando em números expressivos mesmo em pouco tempo de atuação.

Nesta segunda-feira (16), por exemplo, a equipe participou de uma abordagem em Rolândia (cidade vizinha de Londrina) que resultou na apreensão de 3,480 Kg de Skank (maconha), divididas em duas malas identificadas pelo cão Hórus no bagageiro de um ônibus. O passageiro que embarcou com as bagagens foi preso em flagrante e encaminhado com a droga à Delegacia de Polícia Civil de Rolândia.

Os resultados positivos são atribuídos à habilidade dos cães em farejar as drogas, consequência de muito treinamento, além da perícia dos policiais em trabalhar em parceria com os animais.

O treinamento dos cães visa à identificação de diferentes tipos de entorpecentes, armas e munições. Além do cão Hórus, hoje com 4 anos, a equipe Canil sediada em Jacarezinho conta também com o cão Arius, com sete meses e em período de adestramento e treinamento.