Blitz encerra Semana Nacional do trânsito em Santo Antônio da Platina

Motoristas receberam orientações e materiais alertando para os riscos no trânsito e a necessidade uma direção consciente

Ação educativa aconteceu no Posto da PRE na PR-092 - Fotos: Antônio de Picolli

Uma blitz educativa marcou o encerramento da Semana Nacional do Trânsito em Santo Antônio da Platina, em consonância da agenda do movimento organizado pelo Detran em todo Brasil. Na ocasião os motoristas abordados receberam orientações e materiais alertando para os riscos no trânsito e a necessidade uma direção consciente.

Em Santo Antônio da Platina a blitz que encerrou a Semana Nacional do Trânsito aconteceu próximo ao Posto Platina, na PR-092, em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual. Dezenas de motoristas foram abordados e instruídos sobre segurança no trânsito.

A conduta responsável busca diminuir a taxa de mortalidade no Estado, que é de 20,65% – foram 2.338 óbitos em 2018, segundo o Detran-Paraná. O número de mortes é considerado superior a países que estão em guerra.

De acordo com o Ministério da Saúde, foram registradas 37.345 mortes por acidentes de trânsito em 2016 no país, última contagem fechada pelo órgão. Segundo o Sistema Único de Saúde (SUS), cerca de 60% dos leitos hospitalares são ocupados por vítimas do trânsito.

No Paraná, o número de acidente de trânsito com morte caiu 8% em 2018 em relação ao mesmo período de 2017, passando de 2.547 para 2.338. A preocupação, porém, diz respeito aos ciclistas e motociclistas, ambos com aumento de óbitos. Entre as motos, esse número cresceu 3% de 2017 (659) para 2018 (680). Nas bicicletas, saltou 47% – de 98 para 144.Blitz encerra Semana Nacional do trânsito em Santo Antônio da Platina