Zona Azul deve ser reativada até março

Licitação para contratar empresa responsável acontece nos próximos dias; área de estacionamento rotativo é definida

Zona Azul foi desativada em 2013 deixando prejuízos aos cofres do município - Foto: Antônio de Picolli

O Departamento de Trânsito de Santo Antônio da Platina concluiu o processo necessário (Termo de Referência) para licitação da empresa que irá gerir a Zona Azul no município e, a expectativa do órgão é que até o fim de março o estacionamento rotativo seja reativado. A área de fiscalização e cobrança pelo serviço já foi definida, e deve contar com o trabalho de pelo menos 25 agentes, além de pontos automatizados para pagamentos dos tickets (parquímetros) e de atendimento pessoal.

De acordo com o diretor municipal de Trânsito, Bruno Chagas, a cobrança pelo estacionamento rotativo vai ocorrer nas ruas Marechal Deodoro e Rui Barbosa e na avenida Oliveira Motta, podendo se estender futuramente para as ruas 13 de Maio e 7 de Setembro. A Zona Azul também será cobrada nas ruas paralelas a partir da Dom Pedro 2 à Arthur Franco, obedecendo, respectivamente, os limites das preferenciais. O valor cobrado pelo serviço ainda não foi definido.

“O Termo de Referência regula as obrigações das empresas terceirizadas. Agora resta aguardar o processo licitatório. A empresa vencedora terá 15 dias para fazer toda a sinalização horizontal e vertical no trânsito e contratar funcionários. A nossa expectativa é que no mais tardar até o final de março a Zona Azul esteja funcionando”, prevê Bruno Chagas.

A reativação do estacionamento rotativo acontece após mais de dois anos de atuação do departamento para integrar o município ao Sistema Nacional de Trânsito e viabilizar a Zona Azul do ponto de vista legal. “É um processo que estamos trabalhando desde março de 2017. Somos o 43º ou o 44º município entre os 399 do Paraná a ter a integração do trânsito, o que nos possibilita ter a Zona Azul totalmente amparada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito)”, conclui o diretor de Trânsito.