Câmara de Jacarezinho conta com Ouvidoria

A população pode entrar em contato com a Ouvidoria da Câmara de Jacarezino através do site e whatsapp

CRÉDITO: DIVULGAÇÃO/C MARA DE JACAREZINHO

A Câmara Municipal de Jacarezinho conta com a Ouvidoria Municipal. A ação foi viabilizada pela Resolução 05/2019 que estabelece um canal aberto com a comunidade para o recebimento de solicitações, pedidos de informações, reclamações, sugestões e outros encaminhamentos da sociedade, desde que relacionados às funções legislativa.

Entre as atribuições da Ouvidoria estão: receber, analisar e encaminhar aos órgãos competentes as manifestações da sociedade que lhe forem dirigidas, em especial aquelas sobre: “violação ou qualquer forma de discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais”, “ilegalidades, atos de improbidade administrativa e abuso de poder” e “mau funcionamento dos serviços legislativos e administrativos da Câmara Municipal”.

A Lei Federal 13.460/2017 foi criada para que os municípios com menos de cem mil habitantes, a partir de junho de 2019, tenham ouvidorias. Esta lei estabeleceu normas básicas para participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos prestados direta ou indiretamente pela administração pública.

A população pode entrar em contato com a Ouvidoria Municipal através do aplicativo de whatsapp pelo telefone 3525 5332. Além disso, também pode ser registrada no site: www.jacarezinho.pr.leg.br (campo Ouvidoria), por carta destinada ao Poder Legislativo ou pessoalmente. As denúncias devem ser identificadas.

Em janeiro de 2017 os vereadores Fúlvio Boberg, Patrícia Martoni e Sidnei Francisquinho (o Chiquinho Mecânico) enviaram requerimento solicitando a criação de um canal de comunicação direto entre o Poder Legislativo e a população jacarezinhense, o que agora ocorre na prática.