Moradores prometem novos bloqueios se não forem atendidos

Se dizendo abandonados pela administração municipal de Santo Antônio da Platina, moradores bloqueiam PR-092

Os moradores do Monte Real bloquearam a PR-092 nos dois sentidos por volta das 6h CRÉDITO: Antônio de Picolli

O recado dos moradores do distrito do Monte Real foi dado: haverá novos bloqueios na PR-092 se as melhorias reivindicadas à gestão municipal não forem atendidas. Com inúmeros problemas de infraestrutura básica, como em ruas, escola e até no posto de saúde do bairro, a comunidade fechou a rodovia na manhã desta terça-feira (27) e promete novas mobilizações por mais atenção da gestão municipal de Santo Antônio da Platina.

“A gente está cansado de tanto pedir e ficar sempre na mesma. Estão avisados que se não resolverem, nós vamos fechar a estrada de novo”, promete Luís André de Oliveira, morador do Monte Real. “Todo pessoal da prefeitura já sabe quais são os problemas. Já conversamos várias vezes, só que parece que a gente só presta na época de eleição, depois que passa se esquecem do povo”, continua o morador.

O vereador Rudinei Esteves, o Rudi (MDB), acompanhou a manifestação e garantiu apoio aos moradores do distrito. “É uma vergonha o que está acontecendo. A escola está coberta com lona pra evitar que as crianças se molhem quando chove. Tem estrada rural que faz anos que não vê uma máquina. É um abandono total. Não estou fazendo política, nem brigando por mim, mas lutando pelos direitos dos moradores que estão sofrendo com a falta de atitude da prefeitura para resolver problemas, que são antigos”, reclama.

Depois de dizer que não negociaria com os moradores, Zezão recuou e foi ouvir as reivindicações na PR-092
CRÉDITO: Antônio de Picolli

O PROTESTO

A manifestação desta terça só chegou ao fim com a presença do prefeito de Santo Antônio da Platina, José da Silva Coelho Neto, o Professor Zezão (PHS), que chegou ao local do protesto por volta das 10h. A rodovia havia sido fechada por volta das 6h da manhã.

Em conversa com os manifestantes o prefeito prometeu resolver algumas das questões com rapidez. A garantia é de que as estradas rurais ao redor da comunidade receberão o maquinário para recuperação das vias já na semana que vem.

População promete novos bloqueios se reivindicações não forem atendidas pela prefeitura
CRÉDITO: Antônio de Picolli

O detalhe é que Zezão havia dito em entrevista à Rádio Difusora que não iria até o local do protesto, que ele classificou como “manobra da oposição para atingir sua imagem”. Entretanto, como a presença do gestor era uma exigência dos manifestantes para liberar a PR-092, o prefeito acabou mudando de ideia.

Em conversa com a reportagem da Tribuna do Vale, o secretário municipal de Obras de Santo Antônio da Platina, Everton José Panigada, garantiu que as ações nas estradas rurais naquela região já estavam previstas para a semana que vem no cronograma de ações da pasta e que os moradores já estavam cientes desta previsão.