Outubro Rosa estende horário de atendimento nas UBSs

Mês é voltado para a saúde da mulher em consonância com campanha nacional

Enfermeira Paula Sasdelli convida comunidade para prestigiar a Feira da Saúde no próximo sábado Foto: Antônio de Picolli

O mês da saúde da mulher, popularmente conhecido como Outubro Rosa, tem uma programação diferenciada para o atendimento de exames específicos, como mamografia e exame preventivo (Papanicolau). As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Santo Antônio da Platina abrem para atendimento em horário estendido, priorizando receber mulheres que trabalham em horário comercial e não dispõem de tempo hábil para manter a saúde em dia.

Além disso, a Secretaria de Saúde promove no sábado, 6, em parceria com outros órgãos uma passeata pelo centro da cidade visando à conscientização sobre a importância do mês. Haverá também a Feira da Saúde, na Praça Frei Cristóvão, e a Blitz da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que fará a entrega de panfletos no trânsito. O tema deste ano é “Mulher, você pode!”.

De acordo com a enfermeira Paula Sasdelli, durante o dia as UBSs farão atendimento conforme o cronograma e o horário estendido, específico para coleta de preventivo e mamografia. A Unidade de Atendimento Programa Saúde da Família (Centro Social) e Vila Ribeiro atenderão o público feminino em horário especial, das 17 às 21 horas, às segundas e quintas-feiras. As UBSs da Vila Santa Terezinha, Vila Setti, Vila Claro, Vitória Régia e Álvaro de Abreu estarão com horário estendido todas as quartas-feiras das 17 ás 21 horas. “Os exames de mamografia estão demorando em média 20 dias para serem agendados, portanto, não há mais aquela longa espera pelo exame. Já o exame de preventivo pode realizado na hora e demora em média 30 dias para chegar o resultado que vem de Londrina”, explica a enfermeira.

Paula destaca que a concentração da passeata será às 8 horas em a prefeitura, e que após o pronunciamento do prefeito José da Silva Coelho Neto, o Zezão, acontece o início da caminhada pela rua Marechal Deodoro virando na esquina da rua Tiradentes, retornando pela rua Rui Barbosa até a praça da Matriz. Vale destacar que no sábado, 20, todas as Unidades de Saúde do Município ficarão abertas das 8h as 17h para pesagem do Programa Bolsa Família + leite + campanha.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL – No dia 29, a Secretaria de Saúde promove uma palestra com a master coach Drª Mércia Miranda Vasconcelos, às 19h30, na Casa da Cultura. O evento tem por finalidade abordar o tema “Mulher, você pode!”.

O Outubro Rosa é uma realização da prefeitura de Santo Antônio da Platina, através da Secretaria de Saúde, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Faculdade de Santo Antônio da Platina (Fanorpi). Os eventos contam com o apoio da Unimed Norte Pioneiro, Sicredi e da Associação Comercial e Empresarial de Santo Antônio da Platina (Acesap). Entre os convidados para participar da programação estão: a Fanfarra do Colégio Maria Dalila, Desbravadores e Aventureiros /IASD, Cenaic, Academia 1RM, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Tiro de Guerra, Acadêmicos de Direito da Fanorpi e de Enfermagem Unopar, Centro de Especialidades Odontológicas, Secretaria de Educação e Secretaria de Esporte Cultura e Lazer.